Aconteceu no último domingo (10/01/2016) a posse dos novos Conselheiros Tutelares e seus Suplentes, eleitos em 04 de outubro de 2015, por meio de voto facultativo da população de Ibiporã.
Os cinco Conselheiros eleitos são*: Kamila Sanguanini Colombo (230 votos); Viviane dos Santos Liziero (219 votos); Marcela Vic Taliatelli (370 votos); Damião João de Souza (159 votos); e, Helouise Gnann Bueno (174 votos); que ocuparão o cargo por um mandato de quatro anos.
*[foto acima, da esquerda para a direita]
Estes novos Conselheiros terão um desafio muito grande pela frente, pois junto à família e à sociedade buscarão amparar da melhor forma possível as crianças e adolescentes do nosso município, pois, conforme disposto na Constituição Federal, é dever também do Estado zelar pelo bem-estar destes menores. Assim dispõe o artigo 227 da Constituição Federal:
"Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo responsável por zelar e assegurar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, nos termos da lei, possuindo assim um papel de extrema importância na sociedade, e está respaldado legalmente através da Constituição Federal, da Lei nº 12.696/12, da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), e demais legislações pertinentes.
A Vereadora Mari esteve presente na cerimônia de posse, onde parabenizou os eleitos e, como representante da população ibiporaense, se colocou à disposição do Conselho Tutelar.