Participei, na noite dessa quinta-feira (11), da cerimônia de entrega dos títulos aos quatro novos cidadãos honorários de Ibiporã. Os homenageados foram: o advogado Dr. Walter Santana, indicado por mim e pelo vereador Miro Despachante; o empresário Mohamad El Kadri; o comerciante João Batista Rossi e o contabilista Domingos Sanzovo.
A cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal de uma cidade. O título equipara o homenageado a uma adoção oficial. Ou seja, a pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo. Sabendo disso, a minha indicação do Dr. Walter foi motivada pela sua trajetória de vida e pelas suas ações solidárias.
Natural de Cornélio Procópio, Dr. Walter se casou com Jandyra Dias e, ainda jovem, se mudou para Ibiporã, onde começou a narrar jogos do Estrela do Norte. Pouco depois, foi trabalhar em Londrina como locutor de rádio e narrador esportivo. Em seguida, se formou em Direito e, logo cinco anos depois, foi aprovado no concurso de Juiz de direito. Hoje, aos 81 anos e aposentado, mora em Ibiporã, onde atua como advogado, junto aos seus dois filhos, na Santa e Santana Sociedade de Advogados.
O mérito não veio à toa. Atualmente, Dr. Walter oferece trabalhos gratuitos e assistencialistas como advogado, auxiliando a população com seus ensinamentos e orientações, e realiza serviços voluntários na APAE. Além disso, ele também já realizou um trabalho voluntário de assessoria jurídica na Rádio Comunitária, fundada pelo Sr. Prata.
Diante de uma história de vida como esta, só tenho a agradecer o Dr. Walter pela dedicação e sua solidariedade. O título é mais do que merecido 👏👏