segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mari solicita revitalização de quadra

Vereadora Mari solicita à Secretaria de Esporte e Recreação que seja feita a revitalização da quadra poliesportiva localizada no Conjunto Lourenço Bacarim. A solicitação visa proporcionar à comunidade um melhor local para desenvolvimento de atividades esportivas e lazer.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vereadores Mirins visitam à Assembléia Estadual

Vereadora Mari de Sá acompanhou visita dos vereadores mirins à Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, quando puderam conhecer a Casa e conversar com os deputados.
O vereador mirim Weverson Paulo de Oliveira, discursou na tribuna da Assembléia revelando a emoção de estar ocupando a Tribuna da Assembléia, frisando que os mirins presente tem orgulho de fazer parte do Projeto Câmara Mirim da Câmara Municipal de Ibiporã. " Este projeto, Senhoras e Senhores, é um instrumento que complementa a educação, exercita a cidadania e prepara estudantes, como eu e meus colegas, para entender melhor as relações e o convívio do cidadão para com as instituições públicas, além de nos preparar para a construção de uma sociedade mais justa e participativa”, afirmou Weverson.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

XVI FECOM um sucesso

Vereadora Mari parabeniza todos os organizadores, colaboradores e participantes, que juntos concretizaram o sucesso total da XVI FECOM. O evento superou a expectativas do expositores, nas vendas e na organização estrutural. Em um breve feedback, Mari pode perceber a satisfação dos comerciantes que se fizeram presente com estandes na Feira.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Posse da nova Diretoria da Associação de Moradores

Vereadora Mari esteve presente na posse e parabeniza a nova Diretoria da Associação de Moradores do Bairro do Jardim Santa Paula, ressaltando que uma Associação é formada pela participação espontânea dos moradores e que são importantíssimas para a melhoria da qualidade de vida do bairro. Somente com a união de todos os membros e a comunidade uma Associação pode seguir em frente buscado sempre conquistar benfeitorias para seu bairro, colaborando assim com as autoridades na difícil tarefa de administrar uma cidade.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Crianças em festa...

Festa para comemorar o dia das Crianças é sempre uma alegria. Mari esteve presente na Vila Esperança, Taquara do Reino, Jardim Bom Pastor, dentre outros. Muitas crianças participaram e ficaram felizes com a presença da vereadora... houve distribuição de doces, bolo, refrigerante, muitas brincadeiras, música e muita animação.
Muitas crianças se divertiram graças às iniciativas de Associações de Bairro e voluntários que trabalham para comunidade. Mari parabeniza e agradece as pessoas que dedicaram grande parte do seu tempo na organização das festinhas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vereadora Mari pede sinalização na BR 369

Mari solicita ao Secretário Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação, estudos de implantação de dispositivos de sinalização, visando disciplinar o trânsito de veículos automotores na BR 369, na curva próximo a Igreja Assembléia de Deus. A vereadora argumenta que por se tratar de um trecho em declive sentido Jataizinho/Ibiporã , o excesso de velocidade coloca em risco a vida de pessoas, principalmente crianças e idosos que circulam nessa região.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VII Conferência dos Direitos da Criança...

Vereadora Mari de Sá participa da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como tema central "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Paraná".
O evento contou com a presença de autoridades, membros da comunidade e profissionais ligados ao assunto. Mari ficou feliz e honrada em representar sua Mãe dona Neuza Soares de Sá, que foi a 1ª Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, criado a 20 anos atrás em Ibiporã. Dona Neuza que sempre foi atuante e atenta às Causas Sociais continua trabalhando e hoje é vice-presidente da Federação da APAEs do Paraná.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Política na Escola

Mari recebe em seu gabinete alunos do 2º ano do Colégio Estadual Unidade Polo para uma conversa sobre política. Essa entrevista faz parte de um importantíssimo trabalho orientado pela profª de sociologia. Um trabalho que leva os alunos a pensar sobre o papel de cada um dentro da sociedade, despertando o sentido de cidadania nesses jovens que, certamente contribuirão em muito para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equilibrada. Somente quando o cidadão tem consciência da necessidade de sua participação com responsabilidade, a política será conduzida por pessoas realmente de bem em benefício da comunidade. Mari parabeniza a professora pela iniciativa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mari participa da 1ª Conferência Municipal de Emprego

Vereadora Mari de Sá participou da abertura da "1ª Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente". Evento ocorrido no Colégio Estadual Olavo Bilac e promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, tendo como programação: - Palestra com Prof. e Coordenador de Pesquisa da UEL Dr. Ronaldo Baltar.
O objetivo geral da Conferência é contribuir para a construção, o fortalecimento de uma Política Municipal de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente.
Mari elogia a iniciativa da Secretaria do Trabalho afirmando que " Essa é uma atitude de cidadania, onde com certeza teremos resultados positivos para melhorar cada vez mais as condições de trabalho de todo cidadão".

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mari solicita melhoria na iluminação...

Vereadora Mari de Sá solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras a implantação de iluminação pública na Rua Sertanópolis, na Taquara do Reino, garantindo assim mais segurança aos moradores do local.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mari tem mais um Projeto de Lei rejeitado pela oposição

Depois da absurda rejeição ao projeto de lei da vereadora Mari que queria homenagear os agricultores de Ibiporã, criando o Dia Municipal do Agricultor, os vereadores da oposição, formada pelos vereadores Toninho Cabeção, João Odair, Daniel Sarábia, Divá, Toninho Cabeleireiro e, desta vez, Luiz Karimata, rejeitaram o Projeto de Lei que queria criar a Semana da Defesa Civil.
Sabe quais foram as justificativas? – Toninho Cabeção afirmou que era apenas “mais um projeto”; Daniel Sarábia, afirmou que já haviam aprovado muitos projetos e que não aprovaria mais um...e o Karimata, disse que não havia tido tempo de analisar o projeto e que precisava de mais tempo para entender o projeto..
Aí fica uma informação: Sabe quantos artigos tem o projeto? – apenas quatro artigos. Nada mais !Fica a pergunta no ar: será que esses vereadores estão com vontade de trabalhar para a cidade? - A resposta pertence ao leitor.
Você, meu caro amigo é que deve julgar esse tipo de comportamento.
Lamentavelmente, Ibiporã não terá a Semana da Defesa Civil, porque esses vereadores não se interessam que haja trabalhos de educação, conscientização e treinamento da Defesa Civil. Paciência!
Difícil acreditar que eles foram eleitos por eleitores ibiporaenses....




Projeto na íntegra



Projeto de L E I N° 011/2011 – LE
LEI NÚMERO ________

SÚMULA: Institui a Semana Municipal da Defesa Civil e dá outras providências

Art. 1º Fica instituída a Semana Municipal da Defesa Civil, a ser comemorada na segunda semana de outubro de cada ano, destinada a despertar o senso de percepção de risco e da necessidade de prevenção a futuros transtornos e prejuízos na qualidade de vida da sociedade ibiporaense.
§ 1º O senso de percepção de risco e a necessidade de prevenção de que trata o caput deste artigo, deverão ser estimulados, de forma a contribuir para a mudança cultural da população, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.
Art. 2º Caberá ao COMDEC – Conselho Municipal de Defesa Civil, a coordenação das comemorações da Semana Municipal da Defesa Civil, em parceria com Secretarias Municipais, lideranças, entidades privadas e públicas municipais, estaduais e federais.
Art. 3° As comemorações da Semana Municipal da Defesa Civil terão cunho eminentemente educativo/informativo, como forma de reduzir situações de risco e catástrofes que possam trazer transtornos e prejuízos à qualidade de vida do cidadão.
Art. 4° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.

Maricélia Soares de Sá
Autora

Apoio:

_______________ _______________


MENSAGEM EXPLICATIVA AO PROJETO DE LEI N° 011/ 2011- LE

Senhor Presidente, Senhores Vereadores,

A instituição da Semana Municipal da Defesa Civil tem como objetivo a incorporação da percepção de risco na vida cotidiana das pessoas por meio de ações de informação e conscientização junto à sociedade, principalmente nas escolas, onde a educação contribui para a formação do caráter e do civismo.
A nível nacional, a Defesa Civil busca conscientizar a população, através da Semana Nacional de Redução de Desastres, instituída pelo decreto de 26 de setembro de 2005, alinhada às diretrizes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres, que, por sua vez, parte da premissa: prevenção começa com a informação.
Trazendo esses conceitos a nível Municipal, busca-se uma atenção especial localizada para a formação de cidadãos conscientes dos riscos existentes e da importância de ações simples para se evitar transtornos e prejuízos na qualidade de vida.
O COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil acredita na importância do envolvimento participativo do cidadão como agente modificador do seu meio, sujeito de direitos e deveres.
Moramos numa região privilegiada, onde a natureza tem sido complacente e as situações de risco, em geral, não têm despertado grandes preocupações. Se, por um lado isto seja considerado um privilégio, por outro, acomoda e leva as pessoas a se esquecerem que ninguém está imune de acidentes e pode levá-las a descuidos na sua maneira de encarar situações corriqueiras, propiciando altos riscos e até acidentes que levam a sérios prejuízos e, por que não dizer à mortes?
Em períodos de grandes chuvas, Ibiporã se depara, já, com vários alagamentos que poderiam ser evitados, se não houvesse negligência para com as galerias pluviais, jogando-se lixo ao longo das sarjetas. Além do mais, muitos são os cidadãos que, após obterem o habite-se de sua construção, acabam calçando todo seu quintal, não deixando área de infiltração, obrigando a água de chuva a escorrer para a rua, aumentando o volume de escoamento para as galerias.
Estranhamente, muitos proprietários se preocupam em construir belas casas, com belos jardins e, no entanto, usam o asfalto em frente para fazer masseiras que, além de danificar a pavimentação, deixa o asfalto todo manchado e com aspecto de sujeira, não só para sua casa, mas para a vizinhança.
É comum ver prédios públicos depredados, sinalização de trânsito destruída, telefones detonados por desocupados que não têm noção das graves consequências de seus atos.

Diploma de Reconhecimento Público

  Ontem foi realizada a entrega do Diploma de Reconhecimento Público! Um dos homenageados foi o Devanir, proprietário da empresa Furgão Ibip...