Neste dia Dia Internacional da Síndrome de Down, importante que se faça uma reflexão sobre a evolução nessas últimas décadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📷: 1News Brasil |
Na década de 80, a expectativa de vida para pessoas com síndrome de down chegava a 25 anos. Hoje, a expectativa subiu para 60 a 70 anos, de acordo com o maior especialista da síndrome do país, o médico Zan Mustacchi. Esse progresso se deve muito aos avanços dos estudos de medicina e, felizmente, mostra uma outra realidade de vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Antigamente, a inclusão social das pessoas com síndrome de down era um grande obstáculo. Hoje, sabe-se que, quando estimulados desde pequenos, é possível a inserção no mercado de trabalho, a criação de relações sociais, a prática de atividades de lazer, etc. É muito mais comum ver pessoas com síndrome de down trabalhando, namorando, fazendo cursos e até mesmo se formando em uma faculdade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para a Vereadora Mari: "Ainda precisamos vencer várias barreiras, como o preconceito, mas acredito que já evoluímos muito nesses últimos anos. E espero que possamos continuar evoluindo para que, cada vez mais, as pessoas com síndrome de down ocupem novos espaços na nossa sociedade."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#diainternacionaldasindromededown #sindromededown #inclusaosocial
Nenhum comentário:
Postar um comentário