sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Discurso proferido na Diplomação dos Vereadores eleitos

Leia na integra discurso proferido pela vereadora Mari de Sá, no dia da Diplomação dos Vereadores eleitos em outubro de 2012.

Meretíssimo juiz de Direito da Comarca, Dr, Sérgio Aziz Neme, demais autoridades que compõem a mesa, já nominadas; Excelentíssimos Prefeito e vereadores hoje diplomados, ilustres e amigos cidadãos desta Terra Bonita.
No dia da eleição, exercemos o direito democrático de escolha do executivo e do legislativo. Hoje, celebramos a legitimação dessa escolha, através da diplomação expedida pelo poder judiciário. É o sagrado exercício da democracia.
Feliz a nação que pode contar com os três poderes na distribuição harmônica das competências e responsabilidades. Este foi o sistema de governo que Montesquieu, já no século XVII, encontrou e disseminou, como forma de evitar a continuidade do autoritarismo, da prepotência, da arbitrariedade, da violência, que eram comuns na maioria das monarquias absolutistas da sua época.
A partir da concepção de constitucionalismo, Montesquieu começou a traçar um pensamento de forma a dividir os poderes dentro de um governo - um regime cujo poder é limitado e equilibrado pelo próprio poder, o que ele chamou deSistema de freios e contrapesos”.
Nenhum dos três poderes tem autonomia absoluta sobre a sociedade, nem sobre os demais poderes, mas sim, um, em conjunto com os outros, deve reger o Estado de maneira a se exercer uma igualdade governamental em benefício de todos os sócios, ou seja, em benefício da sociedade.
Sob esta ótica, estamos vivendo, neste exato momento, a felicidade desta celebração - uma verdadeira festa da democracia, com a reunião harmônica dos três poderes, presentes e concomitantes, cada um exercendo, nos limites da sua competência e responsabilidade, a competência e responsabilidade do seu poder.
Por isto, em nome dos diplomandos do legislativo desta municipalidade, congratulamo-nos com o Prefeito diplomado José Maria Ferreira e sua Excelência, Dr. Sérgio Aziz Neme, ilustres detentores, respectivamente, do poder Executivo e do poder Judiciário, pela participação e comunhão harmônica, nesta festa democrática da sociedade ibiporaense.
Que nos próximos quatro anos, os poderes constituídos da nossa cidade sejam norteados pelo iluminismo de Montesquieu e pela luz e graça do nosso Criador, no exercício democrático de suas competências e limites, na condução dos destinos da sociedade, de forma harmônica e consciente que assegurem a prática dos deveres e o desfrute dos direitos de cada cidadão, na construção de uma sociedade cada vez mais feliz e justa.
Por oportuno, transmito a todos irmãos terrabonitenses, nossos sinceros votos de um verdadeiro e feliz Natal, marcado pelo sentimento cristão de igualdade e fraternidade e que esses mesmos sentimentos acompanhem a família ibiporaense durante todo o ano de 2013, proporcionando a todos, muita paz e felicidade. 
Muito obrigada.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diploma de Reconhecimento Público

  Ontem foi realizada a entrega do Diploma de Reconhecimento Público! Um dos homenageados foi o Devanir, proprietário da empresa Furgão Ibip...