terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Presidente Mari de Sá faz balanço da sua gestão


Câmara Municipal de Ibiporã estancou desvio de dinheiro público e ficou mais transparente

A presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, Maricélia Soares de Sá (Mari de Sá), utilizou o período de Explicações Pessoais da última Sessão Ordinária do ano de 2014, realizada na noite de segunda-feira (22/12) para fazer um balanço dos dois anos que ficou à frente da Presidência da Casa legislativa.

ALGUNS PONTOS DO PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE:

Mari começou dizendo que a gestão que se finda no próximo dia 31, certamente ficará marcada na história da Câmara Municipal de Ibiporã por importantes mudanças administrativas necessárias à saúde da Instituição. E principalmente por colocarmos um ponto final em um esquema de desvio de dinheiro público que vinha ocorrendo há anos nesta Casa.
Nesses dois anos, foram analisados e votados pelo plenário da Casa:
- 165 projetos de leis, enviados pelo Executivo;
- 19 projetos de leis criados por vereadores deste legislativo.
- 6 Projetos de Resoluções.
- 2 Decretos Legislativos.
Além disso, esta presidente baixou 57 Portarias e 79 Atos Administrativos.
Como podemos perceber, pelos números apresentados, foram dois anos de muito trabalho.
- A Casa também teve importante contribuição, em um esforço comum entre o GGI-M – Gabinete de Gestão Integrada deste Município, com apoio do Executivo de Ibiporã, do Executivo e do Legislativo do Município de Jataizinho e do Ministério Público da Comarca, na busca vitoriosa para a criação de mais duas novas promotorias junto ao Ministério Público do Estado do Paraná.
- A Casa sempre esteve aberta para a população e deixou as portas abertas para órgãos públicos e entidades realizarem palestras e debates em suas instalações.
- Realizamos também a devolução do antigo veículo Santana para Prefeitura, em um ato pequeno, mas que demonstra nossa total disposição em cuidar dos bens públicos, dando-lhes a utilidade devida.
- Fizemos uma verdadeira varredura nos contratos com terceirizados e com isso trouxemos economia aos cofres públicos. Para se ter uma ideia, em apenas um dos contratos que existia nesta Casa, nós conseguimos economizar 50 mil reais por ano.
- A Mesa Executiva passou a funcionar sem assessores, por entender que os mesmos não eram necessários. Não nomeamos a Chefia de Gabinete da Presidência e nem da Secretaria Geral que passaram a funcionar somente com um assessor parlamentar, gerando mais economia ao Município.
- Implantamos o Portal da Transparência, dando oportunidade à sociedade, de livre acesso ao uso dos recursos e de toda movimentação financeira da câmara, incluindo a folha de pagamento.
- Implantamos o pagamento da folha via sistema bancário, acabando com o pagamento manual via cheque, para impedir possíveis desvios de recursos.
- Facilitamos o acesso do cidadão, às dependências da Casa, determinando a abertura da porta recepção.
- Realizamos uma reforma no plenário, com troca do forro e da iluminação, possibilitando maior conforto aos vereadores, servidores e população que nos prestigia durante as sessões.
- Atendendo à solicitação do Primeiro Secretário, construímos mais um banheiro nas dependências da Secretaria.
- Implantamos melhorias no Site e nos Sistemas de Gerenciamento da Casa, dando maior possibilidade de participação da população.
- Ao perceber possíveis irregularidades na contabilidade, instalamos uma Comissão Investigativa que acabou por detectar desvios de recursos.
- Ao receber o resultado da Comissão Investigativa, determinamos o afastamento do Diretor Geral e do Contador e imediatamente abrimos o Processo Administrativo Disciplinar, que teve como resultado a responsabilização das irregularidades que culminou com suspensão do contador e a demissão do Diretor da Secretaria.
- Nomeamos novo Controlador Interno, novo Tesoureiro e novos membros paras as Comissões de Licitação e de Avaliação, possibilitando maior transparência em todos os processos desta Casa.
- Essas mudanças tornaram necessárias, no entanto, inicialmente, provocaram reações diferentes entre nossos funcionários, alguns vereadores e assessores, pelo elemento surpresa. Até esta Presidência sentiu-se abalada, ao tomar conhecimento de alguns fatos jamais esperados.
- Tivemos momentos cruciais, pois tínhamos que decidir entre a emoção e a responsabilidade administrativa de uma Instituição que representa a vontade da população, ante a necessidade de controlar e administrar o uso do dinheiro público em defesa dos interesses da nossa sociedade. Sofremos pressões e até perseguição. Fomos abandonados por alguns, mas continuamos apoiados por outros; sentimo-nos traídos por comportamentos incoerentes; tivemos que administrar fatos e estranheza de pessoas inconformadas, que, por não possuírem determinadas informações, não entendiam o que realmente estava se passando. Aconteceu de tudo, nesse período conturbado. Houve até aqueles que se movimentaram para tirar proveito da situação; oportunistas de plantão se debruçaram à cata de argumentos para nos prejudicar.
- Em todo momento, mantivemos serenidade e tivemos o cuidado e a paciência de não nos precipitar, não julgar, não fazer alarde, não difamar, não prejudicar inocentes. Recorremos à sindicância antes mesmo de abrirmos inquérito administrativo; buscamos provas antes de conclusões precipitadas. Houve quem cobrasse para que colocássemos tudo na imprensa, mas continuamos cautelosos. Não concordamos com a atitude de boateiros contumazes, que acusam sem provas, fazem alarde sem comprovação. Somente após estarmos de posse de documentos oficiais comprobatórios, buscamos a imprensa para divulgar, dando assim, satisfação à sociedade dos fatos, pois sabemos o quão importante é a honra e individualidade de cada ser humano.
- Não foi fácil desativar procedimentos que desviavam recursos da Câmara há anos. Cumprimos nossa obrigação e responsabilidade administrativa; fizemos a tarefa de casa; continuamos de cabeça erguida, pois temos a consciência do dever cumprido.
- Outros fatos virão ainda, mas a partir de agora, sob a responsabilidade do Ministério Público, órgão de competência legal e autoridade para analisar e dar andamento ao processo.
- Ao findar este ano e também nosso mandato nesta Presidência, agradecemos a compreensão e colaboração de todos que continuam acreditando em nossa seriedade e transparência, inclusive nas horas mais difíceis.
- Desejamos a todos um Feliz, Santo e Fraternal Natal, cheio de amor, de muita paz e alegria. Torcemos para que 2015 seja o ano das realizações de todos seus projetos e que possamos conviver sempre mais unidos e realizados, com orgulho de trabalhar numa Instituição séria, transparente e fiel à confiança que a população ibiporaense deposita em nós.
Fonte: Devaldo Gilini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diploma de Reconhecimento Público

  Ontem foi realizada a entrega do Diploma de Reconhecimento Público! Um dos homenageados foi o Devanir, proprietário da empresa Furgão Ibip...